Como se planejar para assistir a um show em outro país

Como se planejar para assistir a um show em outro país

A primeira vez que viajei para outro país para assistir a um show foi em 2007. Saí do Brasil para ver o Pearl Jam em Portugal e na Alemanha durante uma turnê de verão. Fiz esse roteiro inspirada por um grupo de amigos que havia feito o mesmo no ano anterior.

Desde essa viagem até hoje, perdi a conta de quantas vezes já viajei para assistir a shows – só do Pearl Jam foram 7 países diferentes.

Assistir a um show em outro país sempre me emociona, seja para ver a mesma banda – como o Pearl Jam, que sou fã – seja para ver artistas que nunca passaram pela cidade onde moro.

Acompanhe as dicas que separei para você a partir da experiência que obtive ao longo desses mais de 15 anos viajando para ver shows em outros países.

Comece por guardar dinheiro e planejar as datas

Não é todo mundo que possui a disponibilidade financeira para fazer uma viagem internacional sem um planejamento prévio.

Portanto, recomendo começar criando uma reserva financeira para sua viagem internacional, ao mesmo tempo em que analisa os possíveis períodos que poderá tirar férias.

Siga as bandas nas redes sociais

Cartaz com as datas, locais e cidades da turnê do Alter Bridge na Europa em 2022

É essencial acompanhar os artistas de seu interesse nas redes sociais para ficar por dentro do calendário de datas de suas turnês.

Por exemplo, eu viajo frequentemente pela Europa, o que facilita para mim. Por isso, sei que muitas bandas norte-americanas fazem turnês de verão em festivais europeus e shows individuais em locais menores durante o inverno.

Ter esse conhecimento antecipado facilita o planejamento da viagem.

Escolha da cidade e do local do show

Arena de Verona: um dos lugares mais pitorescos da Itália para assistir um show
Royal Albert Hall: uma das casas de espetáculos mais icônicas de Londres

Assim que o artista divulga as datas e os locais dos shows para uma determinada turnê, faço uma triagem para identificar quais shows me interessam.

Minha primeira triagem é: quais das cidades indicadas na turnê eu gostaria de visitar?

A segunda triagem leva em conta a capacidade das casas de espetáculos e se são lugares charmosos ou históricos.

Eu adoro viajar para ver bandas em lugares pequenos ou exóticos, então esse também é um critério importante.

Hora de comprar os ingressos

O ponto de partida para as reservas da viagem, para mim, é sempre a compra do ingresso.

É comum que no site oficial do artista tenha o link direto para a compra dos ingressos nos sites credenciados. Eu recomendo vivamente que você somente compre ingressos em sites credenciados, pela via oficial.

Fazer uma viagem tão longa e custosa e correr o risco de ter um ingresso falso é, no mínimo, frustrante.

Portanto, assegure-se de obter seus ingressos de fontes confiáveis para garantir uma experiência tranquila.

Reserva da hospedagem para o dia do show

Com os shows escolhidos e as datas em mente, é hora de fazer a reserva da hospedagem, pelo menos para a noite do show.

Dependendo da banda e da cidade, a busca por hospedagem pode ser concorrida, portanto, garanta essa noite com rapidez.

O restante da hospedagem pode ser reservado de acordo com o restante do seu roteiro e seus interesses pessoais.

Planejamento do roteiro da viagem

Memorabilia do Pearl Jam no Hard Rock Cafe Lisboa

Agora é o momento de estudar a cidade ou o país em que você estará e definir o roteiro da viagem. Aqui no Travel2Concert temos um amplo diretório separado por temas e cidades para ajudar você a planejar sua viagem.

Aproveite a oportunidade da viagem para explorar lugares que foram usados para capas de discos famosos (como a Abbey Road, dos Beatles, em Londres) ou videoclipes (como Hunger Strike, do Temple of the Dog, em Seattle), procurar boas lojas de discos ou visitar o Hard Rock Café para ver memorabilias.

Tudo isso pode enriquecer seu roteiro e tornar sua viagem única.

Compra das passagens

Com tudo organizado, sugiro verificar as passagens (aéreas, de ônibus e/ou de trem, conforme necessário para seu roteiro). Se tiver flexibilidade de datas, considere deixar uma folga de segurança entre os percursos.

Evite chegar no dia do show para evitar imprevistos; prefira chegar na véspera ou alguns dias antes, dependendo da viagem planejada.

Para ir embora da cidade raramente compro passagens para a manhã seguinte ao show, preferindo descansar e tomar um café da manhã com calma.

Se você ainda tem dúvidas sobre seu planejamento, compartilhe comigo nos comentários! Espero que essas dicas possam inspirar sua próxima viagem para assistir a shows de rock pelo mundo.

Veja também

Deixe o seu comentário, RED BIRD!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *