Mais informações
- Visita Guiada: Sim
- Site: https://www.windmilllanerecording.com
- Endereço: 20 Ringsend Road, Dublin 4, Irlanda
- Como chegar: Parada Ringsend Road, ponto de ônibus 354 - 100m
- Horário: 10h às 17h, todos os dias da semana
O Windmill Lane Recording Studios é um dos estúdios de gravação mais lendários do mundo, nascido da paixão pela música e do desejo de criar uma instalação de produção de ponta em Dublin.
Fundado em 1978 por Brian Masterson e James Morris, o estúdio começou suas atividades na rua Windmill Lane, onde os edifícios ficaram famosos pelos grafites deixados pelos fãs do U2, que viajavam de todas as partes do mundo.
Desde então, o estúdio evoluiu para se tornar o principal centro de produção musical da Irlanda, atraindo artistas globais e talentos locais.
De AC/DC a U2 e The Cranberries, músicos de diferentes estilos gravaram nos estúdios de Windmill Lane que, desde 1990, está situado em um prédio icônico de estilo Art Déco na Ringsend Road.
O estúdio abriga três espaços de gravação de última geração, sendo o maior capaz de acomodar uma orquestra de até 80 músicos.
Seu histórico inclui a gravação de álbuns icônicos, como “Boy” do U2, “Hysteria” do Def Leppard, e “Voodoo Lounge” dos Rolling Stones, além de várias colaborações com lendas da música como Van Morrison e The Cranberries.
De acordo com Nick Younger, da Universal Music Ireland, em entrevista a RTÉ, “poucos estúdios no mundo podem se comparar à incrível lista de artistas e produtores que gravaram no Windmill Lane”.
Windmill Lane Recording Studios Tour

Visitar o Windmill Lane Recording Studios é uma experiência única, pois você pode explorar os mesmos estúdios usados pelo U2 e por tantas outras bandas interessantes. O tour é feito em inglês.
Você vai aprender como as faixas são construídas, mixar uma sessão com uma banda virtual, e ouvir histórias sobre as gravações lendárias que aconteceram ali. Se tiver sorte, talvez até conheça Cosmo, o fantasma residente!
Infelizmente, o edifício do estúdio não é acessível para pessoas que utilizam cadeira de rodas.
Músicas icônicas gravadas no Windmill Lane
Algumas das músicas emblemáticas que foram gravadas neste estúdio:
- Mysterious Ways – U2
- Imitation of Life – R.E.M.
- Zombie – The Cranberries
- Old Town – Phil Lynott
- She’s A River – Simple Minds
- Julia Says – Wet Wet Wet
Discos importantes gravados no Windmill Lane
Alguns dos discos importantes que foram gravados neste estúdio:
1980: U2 – Boy
1981: U2 – October
1983: U2 – War
1987: Def Leppard – Hysteria
1990: AC/DC – The Razors Edge
1993: The Cranberries – Everyone Else Is Doing It, So Why Can’t We?
1994: The Rolling Stones – Voodoo Lounge
1995: Van Morrison – Days Like This
1995: P J Harvey – To Bring You My Love
1995: Simple Minds – Good News from the Next World
1996: The Cranberries – To The Faithful Departed
1999: Van Morrison – Back On Top
2000: U2 – All That You Can’t Leave Behind
2001: R.E.M. – Reveal
2004: U2 – How To Dismantle An Atomic Bomb
2009: U2 – No Line On The Horizon
2017: U2 – Songs Of Experience
2019: The Script – Sunsets and Full Moons
Rota do Rock em Dublin, Irlanda
Dublin, na Irlanda, é famosa por seu histórico musical, tendo sido berço de bandas e artistas como U2, Kodaline, Sinead O’ Connor, Thin Lizzy e The Script. A cidade é um excelente destino para os fãs de rock, com lugares interessantes para visitar e para tornar a sua viagem mais musical.
Para quem gosta de bares, por exemplo, o Whelan’s e o Bruxelles tem um ótimo ambiente. Já para quem deseja ver um bom show ao vivo, vale a pena dar uma olhada na agenda de shows de Dublin. Há diversos lugares, como o 3Olympia Theatre, o The Academy e o 3Arena que recebem boas bandas internacionais.
Os apaixonados por vinil podem visitar a Tower Records, uma boa loja famosa por sua oferta de discos.
Visitar a estátua do Phil Lynott, do Thin Lizzy, também não pode faltar no seu roteiro musical.
Para planejar sua viagem completa inspirada pelo rock em Dublin (ou em outras cidades e países do mundo), veja todos os guias que já publicamos aqui no Travel2Concert!
Você é importante, RED BIRD!
Quando a gente visita um lugar importante para a história do rock já sabendo as melhores dicas sobre aquele lugar, fica tudo mais fácil e mais gostoso, não é?
Então não deixe de voltar aqui no TRAVEL 2 CONCERT para dar o seu veredicto sobre o lugar e ajudar a nossa comunidade rocker e viajante de RED BIRDS! São os olhares de cada um de nós que tornam cada viagem musical única.
Juntos, colaboramos para a preservação da história do rock e do heavy metal no mundo!